banner

Rede UNNA – O Cartel da Odontologia

Escrito por: | 2 de março de 2012 | Denúncia, Notícias - 20 Comentários

Pra quem não sabe a Rede Unna é como se fosse um Cartel que uniu os principais convênios odontológicos concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência, aumentar valores e diminuir o valor recebido pelo trabalho do Dentista. Resumindo, é mais uma vergonha que explora, desmerece e desvaloriza nossa profissão, humilhando nossa classe com miseráveis valores pagos aos nossos serviços.

Leia a Matéria do Estadão abaixo:

Cinquenta entidades, entre sindicatos e conselhos regionais de odontologia, reúnem-se hoje em Salvador para definir medidas contra a Rede Unna, que integrou a operação de nove planos odontológicos. Os dentistas conveniados aos planos se queixam da nova tabela imposta, com valores até 65,5% mais baixos.

Entre as propostas discutidas está a de questionar juridicamente a fusão operacional dos planos e de fazer uma consulta ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“Em tese, acredito que se trata de um cartel. Se for o caso, vamos agir juridicamente”, afirma Arnaldo Garrocho, presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO) de Minas Gerais.

A Rede Unna integrou a operação de Bradesco Dental, OdontoPrev, Sepao, Prontodente, Rede Dental, Biodent, Care Plus Dental, Dentalcorp e OdontoServ, que respondem por 42% do mercado de planos odontológicos (mais informações nesta pág.).

Para o cliente, nada mudou – até as carteirinhas seguem as mesmas. Já os dentistas tiveram de assinar um novo contrato com a rede, passaram a prestar contas a um só sistema e receberam uma nova tabela para o ressarcimento dos procedimentos. Aí se concentram as críticas.

“Eles uniram as nove empresas e nivelaram o valor dos procedimentos pelo mais baixo. A Rede Unna paga R$ 2,47 por uma radiografia, quando antes o dentista recebia R$ 7,07″, afirmou Afonso Fernandes da Rocha, presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO) do Rio.

Apesar das queixas, 80% dos dentistas fecharam contrato com a Unna, informa a OdontoPrev, que está à frente da operação. A empresa informa que aceita negociar individualmente. “É o lado sujo da história. Se o plano tem interesse na permanência do dentista, volta com segunda oferta mais vantajosa. Mas que garantias o profissional vai ter?”, reage Rocha.

Também é considerada abusiva a exigência de anexar ao prontuário do paciente radiografia anterior e posterior ao tratamento, como forma de comprovar o atendimento. A cobrança contraria portaria 453 do Ministério da Saúde, que proíbe exames radiológicos para fins periciais.

“A radiografia tem efeito cumulativo e por isso só pode ser realizada se tiver vantagem para o paciente. Em vez de contratar um perito para auditar os tratamentos – e não somos contra isso -, essas empresas usam radiografias. É uma economia em prejuízo do paciente”, afirma Arnaldo Garrocho.

Combate. A Bahia foi o primeiro Estado a se levantar contra as mudanças. “Desde janeiro estamos suspendendo progressiva e alternadamente o atendimento a esses planos. E orientamos para que os dentistas não assinem novos contratos. Só não suspendemos completamente para não prejudicar a sociedade”, afirmou Antônio Falcão, conselheiro-secretário do CRO da Bahia.

Nas cidades fluminenses de Resende, Itatiaia, Porto Real, Barra Mansa, Volta Redonda, Rio das Ostras e Macaé (onde se concentram indústrias e terceirizadas da Petrobrás) também houve paralisação do atendimento. Os pacientes foram orientados a procurar o departamento de Recursos Humanos das suas empresas e a ANS para se queixar das mudanças no plano.

No Rio, o conselho inicia uma campanha publicitária em rádio, jornal e tevê, a partir de segunda-feira, defendendo a paralisação do atendimento de planos. “Queremos abrir os olhos do público para a situação precária, em que os valores pagos pelas operadoras nem sequer cobrem os custos com o procedimento, quanto mais os custos de consultório”, afirmou Afonso Rocha.   Fonte: Estadão 

Total absurdo né verdade? Vamos continuar nos unindo e lutando contra essa palhaçada!

Pior que tem Dentistas que se submetem a este tipo de exploração!!!!

Sabe qual é  maior problema da odontologia?

Dia Internacional da Mulher - Cirurgiã-dentista é maioria na profissão e cria uma Odontologia mais humanizada
Auxiliar de Dentista é viciada em comer esponjas e barras de sabão

COMENTE USANDO O FACEBOOK




Você gostou dessa notícia? Então aproveite para curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Twitter e Instagram. É só clicar nos botões logo abaixo. Além de nos ajudar você receberá mais informações, curiosidade e bom humor. OBRIGADO!!! :-)
Instagram

Autor

DANIEL MOREIRA >>> Brasileiro, estuda na University of Kentucky nos Estados Unidos. É apaixonado por prótese, marketing e fotografia. Em 2010 criou este blog de variedades sobre a odontologia para apresentar de forma descontraída um conteúdo informativo e divertido sobre a saúde bucal. Adora escrever sobre notícias, curiosidades e humor odontológico. Preza pela ética e pela valorização e ama essa linda Profissão de Dentista. Twitter, Instagram e Snapchat: @PDentista / E-mail: contato@profissaodentista.com.br

20 Comentários "Rede UNNA – O Cartel da Odontologia"

  1. Renatomelo1922 2 de março de 2012 às 12:58 pm · Responder

    é o CRO de Goias ?nada né? porcaria msm…

  2. Dottore Bizzari 2 de março de 2012 às 1:18 pm · Responder

    falta vergonha na cara ao profissional que aceita trabalhar nessas condições. falta vergonha na cara aos sindicatos, que explora a classe e nada faz diante dessa situação. falta vergonha às associações de classe, que vivem às nossas custas para se refestelar em jantares e homenagens à políticos e à si próprios.
    trata-se de um ciclo vicioso, que só terá fim quando todos se unirem em torno de atitudes planejadas e coerentes.
    sinceramente, não vejo como isso pode acabar.

    • Daniel Moreira 5 de março de 2012 às 3:45 am · Responder

      Falou bem Dottore! Falta vergonha na cara de muita gente ainda…

  3. Tiago Stuqui 2 de março de 2012 às 2:30 pm · Responder

    Kd o CRO e o CFO ? pra que serve aquela anuidade que eu pago mesmo ? F * * A.

    • Daniel Moreira 2 de março de 2012 às 2:43 pm · Responder

      Alguns estão lutando contra… Mas todos deveriam lutar!!!

    • Odontoviu 6 de março de 2012 às 2:13 am · Responder

       CRO é mafia, pior que os convênios. João de Paulinia-sp

  4. Criskinski 2 de março de 2012 às 2:50 pm · Responder

    Alguns CROs esperam o que para agir? Todo mundo ja sabia que ia acontecer isto. Tão esperando o que pra aumentarem as tabelas????????????????????????????O CRO diz que não é função dele, batalhar pelas condições das classes, mas esperar quem fazer??????

    • Daniel Moreira 5 de março de 2012 às 3:44 am · Responder

      CRO deve apoiar a classe em todos os aspectos! 

  5. Carolzinha 3 de março de 2012 às 5:30 am · Responder

    So falta os dentistas se unirem e formar um cartel contra esses abusos!!! A nossa classe nao pode ficar pensando no individual senao vai continuar a ser cada vez mais desvalorizada!!!

    • Daniel Moreira 5 de março de 2012 às 3:43 am · Responder

      Precisamos nos valorizar mais Carol!

  6. Ricardo 6 de março de 2012 às 3:10 pm · Responder

    É so deixar de atender por uns 6 meses , todos os credenciados que vcs verão o que acontece! so mais uma coisa aceita receber mal quem quer ! pq ninguem foi obrigado a se credenciar tambem, mas nos dentistas ( muitos ) não sabem nem o valor de sua hora clinica, e gasto de material em um procedimento ai fica reclamando do valor repassado ….

  7. Herberto C.Dias Gomes 9 de março de 2012 às 10:55 pm · Responder

    Do Cirurgião dentista ficar trabalhando para essas empresas mencantilistas, que cobram muito do usuario a paga pouco para o dentista, deveriam se cooperar as Uniodontos (que existe em todas as cidades do Brasil), assim estariam trabalhando para si mesmo e impedindo essas empresas de se expantirem – Herberto de Campo Grande (MS)

    • Camila 16 de março de 2012 às 9:28 pm · Responder

      Aloooo, Uniodonto é plano também! Igualzinho aos outros! Ou você acha que eles pagam muito bem?

  8. Rosaliacalderarao 10 de abril de 2012 às 1:52 pm · Responder

    Os conselhos e associações de odontologia não fazem nada pelos seus profissionais,só sabem cobrar até o nosso piso salarial é vergonhoso, se é que tem um,então para os planos eles acham que quem deveria nos defender não nos defende,porque é que eles vão se preocupar com valores pagos a nossa classe.

  9. Elaine Mingoti Onofre 9 de junho de 2012 às 9:18 pm · Responder

    Realmente isto é uma vergonha, principalmente os valores repassados aos profissionais, temos que reinvidicar isto e valorizar a nossa profissão.

  10. Ines Porto 13 de setembro de 2012 às 2:32 am · Responder

    Colegas c. dentistas,,,, estive no plano bradesco saude dental até a tal da unna dominar,,,, qdo vi tabela e exigencias absurdas e desrrespeitosas fique furiosa e sai em janeiro …se bem que bradesco já estava com a odontoprev uma outra vergonha nacional…..colegas não entrem nesses planos pois estará pagando para usuários que nem parente seu é,,,, pense,,,,, seja digno….Inesporto.

  11. Soniamara Santos 24 de setembro de 2012 às 11:52 pm · Responder

    REALMENTE   ,  É  UMA  VERGONHA  ESSE  PLANO …….

  12. Marileia Bonato 4 de março de 2013 às 11:39 pm · Responder

    uma vergonha para a nossa classe.

  13. Ana Paula 14 de fevereiro de 2014 às 3:40 pm · Responder

    A CULPA É DOS DENTISTAS QUE SE SUBMETEM A ESSES CONVÊNIOS

Trackbacks for this post

  1. Rede Unna não cumpre acordo e dentistas paralisam o atendimento por prazo indeterminado  | Clinica Oralmed

COMENTE

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.