banner

Qual é o Plural de Cirurgião-Dentista?

Postado por: | 11 de junho de 2012 | Dúvidas, Imagens - 3 Comentários

Existem dúvidas de qual é o termo mais correto a ser usado em plural masculino e feminino para a palavra Cirurgião-Dentista. Cirurgiões-Dentistas, Cirurgiães-Dentistas, Cirurgiãs-Dentistas?

Vamos entender o comentário do meu amigo e professor Pasquale Cipro Neto:

“Dentista” é substantivo comum de dois, ou seja, tem forma fixa para o masculino e o feminino, mas exige variação do artigo para a distinção do sexo: o dentista/a dentista. “Cirurgião” só vale para o masculino, o feminino é “cirurgiã”. Então o feminino de “cirurgião-dentista” é “cirurgiã-dentista”, cujo plural é “as cirurgiãs-dentistas“. E o plural de “cirurgião-dentista”? Como “cirurgião”admite dois plurais (“cirurgiões” e “cirurgiães”), é possível dizer “os cirurgiões-dentistas” ou “os cirurgiães-dentistas“. Os estudiosos dão “cirurgião-dentista e “dentista” como meros sinônimos. Há também as formas “odontólogo” e “odontologista”.

É evidente que o termo masculino mais comumente conhecido  é “Cirurgiões”, mas se pesquisarmos a fundo em diversos livros, sites e dicionários poderemos encontrar as duas formas como sendo consideradas corretas: cirurgiões e cirurgiães.  O Dicionário Houaiss e a própria Wikipédia registram esses dois plurais para o plural masculino. Mas em outras fontes de pesquisas assim como na Gramática da língua portuguesa pertencente ao renomado autor Domingos Pascoal Cegalla veremos que o plural de cirurgião é unicamente “cirurgiões”. Acho válido acreditar no gramático Cegalla, pois na minha opinião ele é simplesmente o melhor…

Enfim! Se você quiser ter certeza do PLURAL MASCULINO mais correto para Cirurgião-Dentista  eu sugiro que opte pelo termo mais comum e sem dúvidas o mais certo: “CIRURGIÕES-DENTISTAS“. Melhor do que ser “riducularizado” pelo “cirurgiães-dentistas” que ainda é um plural desconhecido que gera conflito entre autores e  estranho aos ouvidos e olhos da sociedade. Não acha? Eu particularmente acho bem esquisito. Mas se você quiser escrever o PLURAL FEMININO  para Cirurgião-Dentista o termo correto seria “CIRURGIÃS-DENTISTAS“.

Abaixo encontramos duas placas errôneas de Dentistas Mulheres que optaram pelo plural masculino incomum:


 A Odontodiva Ana Tokus também falou sobre o assunto VEJA

Feliz dia dos Namorados
Dentista Rosa

COMENTE USANDO O FACEBOOK


Você gostou dessa notícia? Então aproveite para curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Twitter e Instagram. É só clicar nos botões logo abaixo. Além de nos ajudar você receberá mais informações, curiosidade e bom humor. OBRIGADO!!! :-)
Instagram

3 Comentários "Qual é o Plural de Cirurgião-Dentista?"

  1. René José Delgado Reyes 11 de junho de 2012 às 8:54 pm · Responder

    Obrigado. Descobri duas colegas da turma de formatura dos anos 80 ´s atraves do teu Blog. Estarei te enviando algunas "cositas" engraçadas da nossa profissão. Ahhh e cmo eu falo "portunhol" acho que as minhas colegas estavam usando a linguagem NISSEI ou seja Nissei o q q issoo .. será portugues com japonés? abrazosss..

  2. Carlos Serra 11 de junho de 2012 às 9:42 pm · Responder

    As duas japinhas formaram-se comigo…rsrs…UEPG/84…Escorregaram no português…mas, talvez foi um erro da própria firma que fez a placa e não se tocaram…rsrs

  3. Linari Ruiz 11 de junho de 2012 às 10:32 pm · Responder

    Elas estão certíssimas, a palavra cirurgião admite dois plurais: cirurgiões ou cirurgiães
    fonte http://www.gramaticaonline.com.br/texto/832/Plural_dos_substantivos_simples

COMENTE

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.